O Designer
Filipe Blanquet, de 39 anos e natural de Setúbal, é formado em Arquitetura do Design, pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa, e em Cozinha Avançada, pela Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Abraçou o percurso de pasteleiro por acreditar que em pastelaria também se pode criar.
Foi no ano de 2011 que no Tróia Design Hotel, em Grândola, criou a sua primeira coleção de vestidos de açúcar e apresentou-se como o primeiro e, até à data, único sugar stylist português.
Conta com a apresentação de várias coleções de peças em açúcar, compostas por vestidos de cocktail, vestidos de noiva, lingeries, colares, etc. Todas elas apresentadas sob a forma de desfiles de moda, exposições, e aparições em programas de televisão.
Em paralelo foi apresentando projetos tais como figurinos de teatro e outras coleções de moda com materiais também pouco convencionais – penas e metais reciclados (coleção Mutant).
Atualmente o Filipe Blanquet é o chef pasteleiro responsável pela produção de gelados da gelataria Echo, em Sesimbra, e paralelamente está a lançar a sua mais recente coleção de vestidos de açúcar.
“Bom Bom” retrata um guarda roupa composto por vestidos e lingeries, criados com as doces matérias açúcar e chocolate. Esta coleção é inspirada na possibilidade de se criar produtos de pastelaria tão diferentes e complexos quanto o ser humano.
Cada bombom reflete uma identidade, tão única como cada pipoca e tão valiosa como cada diamante. O doce e o surrealismo são alguns dos ingredientes que fazem desta coleção um projeto inédito e nunca antes visto em Portugal.
No instagram do designer (@filipeblanquet) estão disponíveis não só fotografias e vídeos do resultado final da coleção, mas também de todo o processo criativo.
